Temas propostos

TEMA 1 Vários países africanos são apontados como “histórias de sucesso”. Discuta, para um país à sua escolha, até que ponto este pode ser considerado um caso de sucesso (ex: Gana)

TEMA 2. Discuta, para um país à sua escolha, qual o impacto das remessas no desenvolvimento (ex: Cabo Verde).

TEMA 3. “Alguns observadores vêm a economia informal como positiva, como fonte de emprego e rendimentos para os mais pobres, fonte de capacidade empreendedora podendo estimular o crescimento económico. Outros vêm-na como problemática defendendo que o informal escapa aos impostos e que representa que é uma barreira ao crescimento económico”. Discuta, aplicando a questão a um país/cidade específico, em que medida a economia informal pode ser vista de forma negativa ou de forma positiva (ex: Angola/Luanda).

TEMA 4. Discuta em que medida os recursos naturais são ou não uma maldição aplicando a discussão a um país à sua escolha (ex: Moçambique, Angola).

TEMA 5. A existência de recursos naturais está muitas vezes associada a conflitos. Discuta para um país à sua escolha (ex: Nigéria, RDC).

TEMA 6. Alguns autores defendem que a Ajuda ao Desenvolvimento faz mais mal que bem. Discuta os impactos da Ajuda ao Desenvolvimento aplicando a um país à sua escolha (ex: Moçambique, Uganda).